O Banco Central aprovou com êxito a união das cooperativas Sicoob Norte e Sicoob Leste Capixaba, resultando no surgimento do Sicoob Conexão. Com suas operações já iniciadas oficialmente em 3 de abril, a nova cooperativa representa um marco significativo para o sistema financeiro cooperativo do Espírito Santo.
Com 187 mil cooperados, R$ 5,4 bilhões em ativos e um patrimônio líquido de R$ 1,1 bilhão, o Sicoob Conexão se tornou a segunda maior instituição Sicoob do país. A fusão entre as cooperativas proporciona uma instituição mais robusta e com maior capacidade de investimento em tecnologia, permitindo um crescimento estratégico rumo ao estado da Bahia.
Um dos principais benefícios da fusão é a sinergia e a integração das estruturas das cooperativas envolvidas. Por atuarem em regiões geograficamente próximas, o Sicoob Conexão agora aproveita os recursos e as melhores práticas de ambas as instituições, otimizando processos e oferecendo um serviço ainda mais eficiente e abrangente aos seus cooperados.
Além disso, a fusão proporciona uma oportunidade estratégica para a expansão da cooperativa rumo à Bahia. Atualmente, o Sicoob Conexão já está presente em 27 municípios capixabas. A expectativa é que essa expansão seja impulsionada pela busca contínua por investimentos em tecnologia e pelo crescente desenvolvimento do mercado de capitais.
“Nossa fusão traz uma sinergia significativa que nos permite direcionar recursos importantes para impulsionar nossa expansão no estado da Bahia. Estamos empenhados em fortalecer nossa presença na região e também em investir em tecnologia para acompanhar as demandas do mercado financeiro atual”, explicou Naílson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob/ES.
Com a criação do Sicoob Conexão, a comunidade cooperativa do Espírito Santo se fortalece e se prepara para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e digital. Ao unir forças e recursos, a nova cooperativa busca oferecer soluções financeiras modernas e personalizadas, mantendo o foco no atendimento às necessidades dos seus cooperados e impulsionando o desenvolvimento econômico das regiões onde está presente.