Por: Assessoria de Comunicação OCB/ES
O município de Santa Maria de Jetibá recebeu o terceiro encontro do Aproximacoop. O evento reuniu 85 lideranças do cooperativismo capixaba que atuam na região Centro-Serrana do estado com o intuito de propor e estabelecer direcionamentos para o Sistema OCB/ES desenvolver suas atividades voltadas ao fortalecimento do modelo de negócio.
Durante a fala de abertura, o presidente da Organização Estadual, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, falou sobre a construção coletiva que caracteriza o momento. “Queremos ouvir o que pensam sobre tudo o que é feito no Sistema OCB/ES e, principalmente, o que nós podemos fazer além disso. Esse é o momento de pensar em conjunto qual cooperativismo queremos ter no futuro aqui em nosso estado”, disse.
Seguindo a dinâmica dos outros encontros, o evento foi iniciado com a apresentação das definições realizadas na primeira edição do Aproximacoop, em 2019, e de todas as ações colocadas em prática a partir dos temas elencados como prioridades à época pelos participantes. Em seguida, foi apresentada a metodologia para este ano, pautada na busca por soluções para os desafios encontrados pelo coop em quatro frentes: Representação; Comunicação; Mercado; e Gestão e Governança.
A dinâmica foi dividida em etapas. Na primeira, os participantes (divididos em grupos diversos) precisaram pensar em desafios que encontram em cada um desses tópicos. Depois, foi preciso estabelecer, dentro da relação criada, um único desafio comum. Logo após, o grupo elaborou iniciativas que podem ser colocadas em prática para sanar as dificuldades enfrentadas.
Por fim, cada um dos grupos explicou os itens selecionados e as sugestões pensadas aos demais. As ideias foram expostas em um mural para a etapa final de priorização, quando cada um dos participantes pôde votar naquelas iniciativas que considerou mais adequadas.
Para o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, a participação ativa das cooperativas tem sido fundamental para a obtenção de insumos que serão utilizados para pensar em novos produtos e serviços por parte da Organização Estadual. Segundo a liderança, isso possibilita traçar uma estratégia mais adequada às reais necessidades.
“O Aproximacoop permite que as cooperativas pensem e construam o movimento cooperativista a partir da sua própria vivência. Além disso, a dinâmica proposta aqui também os encoraja a elaborar meios de fazer o nosso movimento ir além. É com base nesse diálogo ativo e aberto que vamos pensar nas iniciativas para os próximos anos”, destacou.
Opinião das coops
A intercooperação – um dos princípios do cooperativismo – marcou presença durante todo o evento. Segundo os participantes, esse é o diferencial do encontro. “O principal é diversificar opiniões. O nosso modelo é formado de pessoas, que têm desejos e pensamentos diferentes. Mas o nosso objetivo é o mesmo: servir ao associado, entregar benefícios sociais e gerar resultados econômicos. Aqui, estamos reunindo opiniões diferentes para formar uma mesma ideia”, destacou o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim.
Para o presidente do Sicoob Coopermais, Arno Kerckhoff, o Aproximacoop permite às cooperativas se enxergarem, ainda mais, como parte desse movimento. “Nós estamos todos no mesmo barco e todo mundo tem que remar no mesmo sentido. Aqui foi um momento de alinhamento. Nós discutimos temas importantes para o cooperativismo e vimos a diversidade de sugestões. Agora é extrair daí o melhor e condensar para ser um direcionador para o órgão de representação estadual”, complementou.
O presidente da Nater Coop, Denilzon Potratz, destacou que o resultado do primeiro Aproximacoop, em 2019, permitiu ao coop se sobressair mesmo diante das dificuldades. Agora chegou a hora de olhar para o futuro. “Quatro anos atrás estivemos neste mesmo local fazendo esse trabalho. Logo depois, nos deparamos com uma pandemia que atrapalhou um pouco as ações planejadas, mas soubemos contornar. E evoluímos muito. Uma oficina como essa permite, de forma democrática, repetirmos a experiência”, concluiu.
Cooperativismo mirim presente
Assim como no Aproximacoop das regiões Norte e Noroeste do estado, realizado em São Gabriel da Palha, o encontro de Santa Maria de Jetibá também contou com membros do programa Cooperativa Mirrim. O presidente da Cooperjetibá, Paulo Henrique Roque, e a diretora de produção da coop mirim, Sofia Gums, prestigiaram o momento.
“Foi um evento muito oportuno, onde conseguimos tirar muito aprendizado. Com certeza, vamos conseguir levar isso para a nossa cooperativa e aplicar lá dentro. Agradeço o convite de poder participar”, destacou o presidente.
“Achei bastante interessante as rodas de conversa e consegui ver a opinião de muitas pessoas sobre o assunto. Começamos bem novos no cooperativismo e vamos estar nele no futuro”, completou a diretora de produção.
Comitiva do DF
Além das lideranças do cooperativismo capixaba, o terceiro encontro do Aproximacoop também contou com a presença de uma comitiva do Distrito Federal, composta por 25 pessoas, entre membros do Sistema OCDF e integrantes de cooperativas do DF. O grupo, que estava no estado para um intercâmbio de boas práticas, acompanhou de perto todo o evento.
“Coincidiu de estarmos aqui no ES justamente no período em que estão realizando esse evento, que é um exemplo de intercooperação para construção de um cooperativismo cada vez melhor no estado. Parabéns ao Sistema OCB/ES por essa iniciativa. Eu fico muito feliz de ver que esse modelo de negócio tem se tonado mais forte e pujante com o apoio de vocês. A maturidade que o cooperativismo capixaba está alcançando é uma honra para o país”, destacou o presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga.