Na última semana, a Organização das Cooperativas do Brasil no Espírito Santo (OCB/ES) realizou o evento “ES Coop para o Futuro”. A iniciativa contou com a presença de 119 lideranças de 40 cooperativas do estado, incluindo presidentes e gestores do Sicoob ES, e, por dois dias, discutiu aspectos importantes para o cooperativismo local, promovendo integração e a troca de experiências e conhecimentos.
A programação incluiu palestras que abordaram temas como o cenário econômico e estratégias de intercooperação e diversificação de atividades. O diretor-executivo do Sicoob ES e presidente do Movimento Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina, foi o responsável pela mediação do painel “Oportunidades do Cooperativismo Capixaba”.
O momento contou com a participação de três especialistas: o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; o professor da DFV Consultoria, Durval de Freitas; e o professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Marcello Brito, que compartilharam suas visões sobre os desafios e oportunidades para o cooperativismo no estado.
As discussões destacaram a importância da intercooperação entre as cooperativas capixabas e a necessidade de promover uma reflexão interna sobre esse tema. O evento reforçou o compromisso das cooperativas em trabalhar juntas para fortalecer o cooperativismo e gerar benefícios para as comunidades locais.
Além do painel, a programação do evento incluiu palestras e debates sobre diversos temas relevantes nos dois dias. A gerente geral do Sistema OCB nacional, Fabíola Motta, apresentou ações práticas da organização para suporte às cooperativas brasileiras, além de destacar o papel desempenhado pela unidade do Espírito Santo e o avanço na regulamentação da reforma tributária.
O professor e presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, discutiu o cenário econômico do Espírito Santo e a diversificação das atividades do setor produtivo. Ele ressaltou a importância do cooperativismo como alavanca para o desenvolvimento do estado.
O professor da DFV Consultoria, Durval de Freitas, fez uma análise do cooperativismo capixaba, incentivando as cooperativas a buscarem novas oportunidades e a trabalharem juntas como parceiros. Já o professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Marcello Brito, encerrou o ciclo de palestras convidando as lideranças a refletirem sobre estratégias práticas para potencializar negócios e aproveitar as oportunidades de mercado, destacando a necessidade de inovação e intercooperação.
Confira mais fotos: