O que é cooperativismo?
Conheça o modelo organizacional onde os cooperados são donos do negócio!
Imagine um negócio onde todos são donos, em que as pessoas prosperam juntas, construindo um futuro mais justo e com mais oportunidades para todos. Pode parecer incrível, mas esse modelo já existe: o cooperativismo!
Quer saber mais? Continue a leitura e vamos te explicar como o cooperativismo financeiro funciona, como chegou e como é a atuação de uma cooperativa.
Cooperativismo no e no mundo
O cooperativismo pode ser definido como a colaboração entre pessoas com interesses em comum. Quando elas se juntam, conseguem vantagens que dificilmente conquistariam sozinhas.
As cooperativas de crédito muitas vezes funcionam como importantes soluções para pequenos produtores que enfrentam a instabilidade da moeda, a hiperinflação e tantos outros percalços. Em suma, o cooperativismo é um importante instrumento de inclusão econômica e social para os participantes.
No Brasil, a cultura cooperativista ganhou força no fim do século XIX, nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, Bahia, e São Paulo o Sicoob ES tem mais de 30 anos de história e mais de 570 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Coopermais, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Credirochas.
Como funciona uma cooperativa
As sociedades cooperativas são formadas por indivíduos que exercem uma atividade econômica em comum. Elas não visam ao lucro, mas, sim, à prestação de serviços aos associados. As regras para o funcionamento estão descritas na Lei Nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo.
Uma cooperativa pode ajudar produtores rurais a adquirirem equipamentos agrícolas, por exemplo, ou oferecer empréstimos a juros baixos. Também promovemos atividades de educação financeira, responsabilidade social e até prevenção do câncer. Tudo isso para retornar à nossa comunidade os investimentos e a confiança depositada em nossa cooperativa.
Por que cooperar é uma boa escolha?
Um dos grandes diferenciais do cooperativismo está no fato de que toda sua atuação tem como premissa os valores humanos. Como o cooperativismo não prevê lucros, é possível conciliar resultados econômicos com desenvolvimento humano.
Dessa forma, o cooperativismo gera ganhos não somente para seus cooperados, mas também para toda sociedade no seu entorno.
Além disso, na cooperativa, o cooperado tem o retorno proporcional à sua participação. No caso do cooperativismo de crédito, essa relação é bem próxima: você participa das decisões na assembleia, recebe retorno financeiro conforme os resultados e ainda pode participar de formação e informação, conforme os princípios cooperativistas.
Ou seja: no cooperativismo, você não é um cliente, você é, literalmente, dono da cooperativa. Participando ativamente, recebendo sua parte, sendo peça essencial para o funcionamento do sistema e principalmente garantindo que o objetivo comum seja alcançado para o bem de todos!