De cara, a resposta para a sua dúvida: sim, o cooperativismo de crédito é para você. Para você e para qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, que queira se tornar um associado ou cooperado (como são chamados os integrantes de uma cooperativa). Mesmo assim, você se pergunta o que é uma cooperativa financeira e como ela funciona? Então é importante que, antes de mais nada, deixemos claro o que é cooperativismo, cooperativa e, especialmente, cooperativa de crédito.
Distante do que se pode imaginar, o cooperativismo não é uma ideia nova. Pelo contrário, começou depois da Revolução Industrial, na Inglaterra. É um movimento que promove desenvolvimento e qualidade de vida não só para associados, mas para comunidades e regiões inteiras. Já a cooperativa é a associação de pessoas que, por espontânea e livre vontade, se juntam para realizar suas expectativas e interesses econômicos e sociais.
No Brasil, o movimento é dividido em sete ramos. Um deles – o mais importante para nós – é o cooperativismo de crédito. Ele, por sua vez, é uma instituição que proporciona acesso a produtos e serviços financeiros completos para seus cooperados, sem fins lucrativos. A organização faz parte do Sistema Financeiro Nacional, ou seja, é supervisionada pelo Banco Central do Brasil, que garante a autorização, credibilidade e segurança desse modelo de negócio.
Conheça alguns dos propósitos – conhecidos como círculo virtuoso – do Cooperativismo de Crédito:
- Impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local e regional;
- Oferecer produtos e serviços financeiros adequados e a preços justos, com atendimento de qualidade e devolução dos resultados para os integrantes;
- Promover a cidadania, educação e inclusão financeira;
- Ser protagonista na regulação do mercado financeiro.
Com mais de 6,5 milhões de associados, o Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do país. Desses, mais de 600 mil estão no Sicoob Espírito Santo. Em outras palavras, mais de 6,5 milhões de pessoas desfrutam de todos os benefícios que somente o cooperativismo financeiro pode oferecer. Por acaso você já é um deles? Se a resposta for não, conheça as principais vantagens de se tornar um.
Principais vantagens em fazer parte de uma cooperativa de crédito
- Lembra um banco, mas não é.
As cooperativas de crédito oferecem os mesmos serviços que um banco tradicional, e outros benefícios. Por exemplo, participação nos resultados, possível isenção de tarifas, rendimentos maiores e taxas de juros menores. Isto é, soluções financeiras modernas e práticas com a mesma garantia e segurança das instituições tradicionais, mas sem ser uma e com muitas outras vantagens.
- Participação nos resultados.
Adiante, você descobrirá que um dos diferenciais mais importantes é ser dono da cooperativa. Na condição de proprietário, nada mais justo que ter participação nos “lucros”. Entre aspas mesmo, porque estamos falando dos resultados da organização. No fim de cada ano, esses resultados, chamados de sobras, são distribuídos entre todos os sócios, de acordo com suas respectivas movimentações.
- Portfólio completo de produtos e serviços financeiros.
Aplicativos, benefícios do INSS, cartões, consórcios, contas, crédito, débito automático, débito direto autorizado, depósito de cheques, efetivação em dois passos, investimentos, máquina de cartão, Pix, portabilidade salarial, previdência, programa de fidelidade e marketplace, recarga de celular, saque digital, saque sem cartão, segunda via de boleto, seguros e tag para estacionamentos e pedágios… Nossa, são muitas possibilidades!
- Retornos à comunidade.
O interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo. No financeiro, ele se mostra de duas maneiras: a primeira, com a distribuição de riquezas entre os cooperados que possibilita que o dinheiro continue circulando e seja reinvestido na região. A segunda, com a prática de projetos sociais de ações socioambientais, cidadania financeira, cooperativismo e empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, educação e saúde.
E as vantagens não param por aí. Quando um associado cresce, leva junto com ele a economia da comunidade e gera benefícios até para quem não é cooperado. Para conhecer mais sobre cooperação, liberdade, responsabilidade social, união e valorização de pessoas, acompanhe o Sicoob ES nas redes sociais, entenda por que o cooperativismo de crédito não para de crescer no Brasil e no mundo e faça parte do nosso universo.
Até a próxima!