Cooperativismo de crédito demonstrou crescimento expressivo segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, entre micro e pequenas empresas. De acordo com a 9ª edição do estudo “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, o crédito para MPE apresentou uma mudança em sua distribuição.
O cenário em 2020 foi marcado pela forte presença de instituições como Caixa e Banco do Brasil. Com cerca de 57% dos novos empreendedores, em 2022 essa porcentagem caiu para 39%. Por outro lado, instituições cooperativas como o Sicoob, cresceram e passaram a deter 8% das praças.
De acordo com a pesquisa, o mesmo padrão ocorreu sobre o crédito concedido. Novos financiamentos para donos de pequenos empreendimentos através da Caixa e do Banco do Brasil marcavam 40% em 2020. Já em 2022, no último semestre, outras instituições financeiras assumiram maior protagonismo, como o Sicoob (21%), Bradesco (12%) e Caixa (10%).
Novo mindset e visão de negócio
De acordo o presidente do Sebrae e, segundo o dirigente, Carlos Melles, os empreendedores estão buscando por alternativas menos burocráticas e onerosas de empréstimos. “Bancos digitais e cooperativas de crédito têm sido fortalecidos neste momento em que os pequenos negócios buscam por saídas menos burocráticas, mais rápidas e mais baratas de empréstimo.
Basta ver que as duas principais cooperativas de crédito do país, juntas, já superam a participação do BB no total de Pequenos Negócios atendidos, na concessão de crédito”, pontuou.
Fonte: Agência Sebrae e mundocoop.com.br