Gestão coletiva para o crescimento de todos
Conheça o modelo de gestão do Sicoob e o que faz dele referência em transparência e participação.
O Sicoob é uma instituição financeira que disponibiliza para os seus associados produtos e serviços tipicamente bancários, mas possui, o diferencial pode ser resumido em uma palavra: cooperativismo.
Uma cooperativa é, por essência, uma organização de pessoas que se unem para o benefício comum. Ao fazer parte de uma cooperativa, a pessoas se torna um associado que tem o papel de clientes e, ao mesmo tempo, donos da instituição coletiva, participando ativamente das decisões e dos resultados.
Uma cooperativa financeira é, por essência, uma organização formada por pessoas, uma base de associados que são, simultaneamente, clientes e donos da instituição. É através da cooperação que as pessoas têm acesso a serviços como consórcios, seguros, previdência e diversas linhas de crédito, tudo isso com um atendimento personalizado que busca entender as necessidades dos cooperados.
Entenda o Sicoob
O Sicoob está organizado em três níveis operacional que vincula cooperativas singulares, centrais e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS). As cooperativas singulares são entidades que prestam atendimento direto aos cooperados. Elas têm atuação local e estão presentes em todos os estados e no Distrito Federal.
As cooperativas centrais são entidades reionais que promovem a integração sistêmica das cooperativas singulares, coordenando e oferecendo apoio. Hoje o Sicoob opera com 16 centrais distribuídas pelo território nacional.
O Centro Cooperativo Sicoob (CCS) tem por finalidade representar institucionalmente o Sistema e é responsável pelas normas, políticas, condutas, processos
Sistema Sicoob ES
O Sicoob Espírito Santo é composto por sete cooperativas singulares, sendo elas: Sicoob Sul-Litorâneo, Sicoob Sul, Sicoob Leste Capixaba, Sicoob Coopermais, Sicoob Norte, Sicoob Sul-Serrano e Sicoob Credirochas, todas administradas por uma central. Em termos de governança corporativa, compondo a estrutura dos órgãos sociais, temos:
Conselho de administração: responsável pela definição da estratégia;
Diretoria executiva: responsável pela execução da estratégia e execução do dia a dia da cooperativa;
Conselho fiscal: responsável por salvaguardar os interesses dos membros associados;
Delegados: São cooperados eleitos pelo quadro social dos seus respectivos pontos de atendimento com a função de representá-los nas Assembleias Gerais ou em qualquer reunião estratégica da Cooperativa.
Assembleia geral: delibera sobre os temas relevantes para a cooperativa.
Os órgãos de gestão da cooperativa são norteados pelo estatuto social da cooperativa, que estabelece os direitos e deveres dos associados, além de descrever outras determinações legais, como por exemplo, as regras para se tornar um associado da cooperativa.
Além do estatuto social, as cooperativas possuem o regulamento eleitoral que disciplina a organização e a condução do processo eleitoral para os conselhos de administração, fiscal e delegados.
Assembleias Gerais Ordinárias
São reuniões organizadas anualmente pela administração da cooperativa voltadas para os associados com o objetivo de prestar contas sobre as ações e resultados do ano anterior e as projeções e perspectivas para o ano vigente.
No Sicoob, a cultura do associado ser mais que um mero cliente se revela de forma clara durante esse período. A premissa do “você é dono” é expressa na importância que a instituição financeira atribui ao apresentar seus resultados e insights.
Nessa linha, o ciclo apresenta os dados e indicadores do Sicoob de forma transparente e objetiva, sem perder a cultura cooperativista. Ou seja, todos os benefícios de uma instituição bancária, com o diferencial de uma gestão pautada nos interesses de seus cooperados em primeiro lugar.
Cada cooperativa realiza, de forma independente, suas pré-assembleias. De cunho introdutório para a Assembleia Geral Ordinária (AGO), as “prés”, como são conhecidas, tem o propósito de pormenorizar os resultados mais específicos de cada região em que a cooperativa atua, viabilizando o debate dos associados sobre temas mais específicos.
A rodada de eventos das pré-assembleias é sucedida pela AGO. São durante essas assembleias gerais que as decisões sobre o futuro da cooperativa são tomadas, sempre é claro, com a participação dos associados através de seus representantes.
Entre as atribuições de uma AGO, podemos citar a retomada das análises de contas, a votação das demonstrações financeiras e a deliberação a respeito da destinação do lucro líquido da cooperativa.
Participações que transformam
No Sicoob, são os cooperados que decidem o futuro da instituição. Desde as pequenas escolhas até as mais importantes, a participação dos associados é constantemente estimulada para que o rumo da cooperativa esteja sempre alinhado com os objetivos de seus membros.
É importante destacar neste processo a função dos delegados, membros escolhidos pela maioria dos associados de uma região para dar voz e representar democraticamente todos os cooperados durante as Assembleias Gerais do Sicoob ES, por um período de quatro anos.
São essas figuras que deliberam sobre temas como: prestação de contas e destinação das sobras; eleições de Conselheiros de Administração e Fiscal; provação e alteração de normas, como estatuto e políticas; fusão, incorporação ou desmembramento de cooperativas.
Cooperar é com o Sicoob
Com o panorama geral do modelo de gestão do Sicoob, razões não faltam para escolher o cooperativismo. Até o primeiro semestre de 2022 o Sicoob ES já reúne mais de 570 mil associados gerando um resultado superior a R$ 403 milhões. Os números falam por si e atestam os benefícios de fazer parte do Sicoob.
Se ainda restam dúvidas sobre como se associar e abrir uma conta no Sicoob, baixe o aplicativo ou entre em contato com a agência mais próxima de você.