O início desta semana foi marcada por uma emocionante cerimônia na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em que mulheres que têm se destacado no cooperativismo foram homenageadas com a Medalha Luiz Carlos de Oliveira. Entre as homenageadas, destacaram-se seis mulheres ligadas ao Sicoob, cujas trajetórias inspiradoras foram reconhecidas com a honraria.
A solenidade, promovida pela Comissão Permanente do Cooperativismo, presidida pelo deputado estadual Allan Ferreira, celebrou as contribuições significativas dessas mulheres para o fortalecimento do cooperativismo no Estado.
“Receber esta homenagem é uma grande honra e motivo de imenso orgulho. Agradeço por este reconhecimento, que reflete a importância do trabalho da mulher no cooperativismo. Ações como essas nos motivam ainda mais a seguir contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do setor”, afirmou a diretora Operacional do Sicoob Conexão e uma das homenageadas, Michelle Manzoli.
Além dela, outras três diretoras operacionais de singulares do Sicoob também receberam a horaria. Luzia Ignêz Gallina, do Sicoob Sul-Litorâneo, destacou a união de forças em benefício da causa.
“Este reconhecimento é reflexo do trabalho coletivo e da paixão e dedicação ao cooperativismo. Agradeço a todos os colegas e parceiros que caminham junto comigo. Esta medalha me inspira a continuar essa jornada com ainda mais dedicação”, disse.
A diretora Operacional do Sicoob Coopermais, Jaqueline Timm Domingos, também foi homenageada e reconheceu a importância desse reconhecimento: “Este momento estará marcado na minha trajetória no cooperativismo. Fico grata pelo apoio contínuo da nossa comunidade. Momentos como este reforçam o meu desejo de seguir em frente, promovendo o crescimento e a sustentabilidade do cooperativismo”, comentou.
A mesma cooperativa teve mais uma homenageada, a especialista de Produtos e Serviços Suely Kurth Dettmann Candeia, que atua diretamente na área de Responsabilidade Social e é responsável por projetos que beneficiam centenas de pessoas todos os anos.
“Gostaria de expressar minha gratidão por ser uma das homenageadas. Este reconhecimento é fruto do compromisso e dedicação que tenho com o cooperativismo e estendo esse mérito a todo time Sicoob Coopermais que está comigo no dia a dia, afinal, nada se faz sozinho. Como propósito de vida pessoal e profissional, quero continuar a trabalhar para promover e fortalecer este modelo de negócio, que tanto beneficia nossa sociedade”, declarou.
A diretora Operacional do Sicoob Sul, Ediene Maria Messias, não conseguiu participar da solenidade, mas também esteve entre as homenageadas. “A presença feminina no cooperativismo é essencial para seu crescimento e inovação. Ações como essas reforçam a importância de continuarmos lutando pela causa cooperativista. Estou muito feliz e grata por esta homenagem e convicta que ao contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo no Estado estamos, também, contribuindo para o desenvolvimento de toda a sociedade capixaba”, reforça.
Além delas, esteve presente entre as homenageadas a fundadora da Coopesg, cooperativa educacional de São Gabriel da Palha, Rosa Maria Caser Venturim, esposa do presidente e socio-fundador do Sicoob Central ES, Bento Venturim, que também prestigiou a esposa na solenidade.
Com uma trajetória marcada pela dedicação ao cooperativismo e pelo trabalho ao lado do marido desde o início do Sicoob, há 35 anos, sua história é um exemplo de compromisso com o movimento cooperativista e contribuição para a educação e desenvolvimento da comunidade local.
“Instituir a Copesg foi um ato de bravura, mas sempre tivemos o apoio de outras cooperativas da região, como a Coabriel e o Sicoob. Meus filhos estudaram lá e meus netos, sobrinhos e outras crianças da família estudam lá. O único filho que não estudou hoje é o presidente da cooperativa. Fiquei emocionada com a homenagem, porque tudo que fiz não foi pensando em retribuição, mas a semente que foi plantada frutificou. Ao ser homenageada, revivi com muita alegria o nosso trabalho de educadora”, conta.
A medalha
A Medalha Luiz Carlos de Oliveira, criada pela Resolução 5.287/2017, homenageia personalidades com atuação de destaque no cooperativismo. O nome da honraria é uma homenagem ao capixaba que dedicou sua carreira a fortalecer o movimento cooperativista. As homenageadas foram reconhecidas não só por suas realizações individuais, mas também pelo compromisso coletivo em fortalecer e expandir o cooperativismo.
A cerimônia foi um marco significativo para o reconhecimento do papel das mulheres no cooperativismo e um incentivo para que mais mulheres se envolvam e liderem nesse setor vital para a sociedade.
Confira fotos das homenageadas:
Conheça todas as mulheres homenageadas:
Catarina Maria Vasquez Lopes Silva
Ediene Maria Messias
Evani Maria Cassaro Martinelli
Dra. Fabíola de Freitas Moraes
Dra. Grazielle Silva Ferreira Grillo
Iraciane Rosa de Azevedo
Iriny Nicolau Corres Lopes
Janete Santos de Sá
Jaqueline Timm Domingos
Lenise Menezes Loureiro
Lilian Flavia Ferreira Fardin
Luzia Ignez Gallina
Maria Carmélia Costa Lessa
Maria Emanuela Alves Pedroso
Maria Rosilene Favalessa
Michelle Sabaini Calmon Manzoli
Michelli Silva Vianna Schiavo
Nádia Delarmelina
Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues
Dra. Norma Suely Soares Louzada
Patrícia Crizanto da Silva
Paula Giacomin Cani
Raquel Ferreira Mageste Lessa
Rosa Maria Caser Venturim
Samela Florindo Evangelista
Silvana Cherobini
Suely Kurth Dettmann Candeia
Suely Prates Zaggo
Tania Zanella
Thamilys Cordeiro Zambon