

Com o objetivo de promover a educação cooperativista e a formação cidadã de crianças e adolescentes, o Sicoob ES desenvolve o Programa Cooperativa Mirim em escolas públicas e privadas. Voltado para jovens de 8 a 17 anos, o programa ensina, na prática, os princípios do cooperativismo, estimulando empreendedorismo, liderança e responsabilidade social.
Desde o início, mais de mil crianças e adolescentes já participaram do Programa e tendo sua base formulada no Estatuto da criança e do adolescente (ECA) e na Política Nacional de Cooperativismo, o projeto integra jovens ao modelo cooperativista por meio da criação de Cooperativas Mirins. Tendo metodologia formulada pelo Instituto Sicoob, a Cooperativa loca assume o desafio de formar professores para que possam disseminar conhecimento aos alunos e estes constituírem as cooperativas, que funcionam em paralelo à rotina escolar, vivenciando valores como solidariedade, empreendedorismo e interesse pela comunidade.
O Sicoob ES conta com 10 cooperativas mirins em 10 municípios do Espírito Santo, envolvendo cerca de 500 alunos associados. Esses grupos desenvolvem projetos com foco no cooperativismo e empreendedorismo, aprendizado prático e impacto positivo nas comunidades.
Constituídas sem fins lucrativos, as cooperativas têm como objetivo criar um “objeto de aprendizagem”, que será o objeto de estudo para diversas praticas. Os recursos obtidos são reinvestidos em projetos ou destinados a ações comunitárias, como doações para instituições de caridade.
O programa oferece suporte contínuo aos professores orientadores, que recebem treinamentos periódicos e reuniões de comissões gestores com representantes do Sicoob e da OCB/ES. Essa estrutura fortalece a rede de apoio, ampliando as competências dos alunos e oferecendo aos educadores ferramentas para implementar o projeto com sucesso.
Entre 2022 e 2023, uma avaliação de impacto mostrou as transformações geradas pelo programa. Entre os jovens, 86% afirmaram que o projeto o motivou a enfrentar desafios e perseguir objetivos, enquanto 89% dos professores afirmaram ter ampliado seus conhecimentos sobre cooperativismo e aplicado esses princípios em suas práticas pedagógicas.

Destaques
10 cooperativas
mirins constituídas
Sendo 5 em Escolas Públicas e
5 em Cooperativas Educacionais