O Sicoob chegou a marca dos 7 milhões de cooperados, um número recorde entre os representantes do cooperativismo financeiro. O alcance demonstra a excelência no trabalho realizado pelas cooperativas que integram o Sistema. E, claro, evidenciam o compromisso de possibilitar que cada vez mais brasileiros tenham acesso a soluções financeiras.
Esse número representa um crescimento de 18% na base de cooperados com relação a janeiro de 2022. O aumento prova que as cooperativas do Sicoob se tornaram referência na divulgação do movimento cooperativista brasileiro. Destaca-se em seu crescimento na base de cooperados a chegada de 839 mil Pessoas Física (PF) e 209 mil de Pessoas Jurídica (PJ) no último ano.
O Sicoob atingiu seu primeiro milhão de cooperados em 2003. Esse número dobrou em 2011. Desde 2020, houve um crescimento exponencial na quantidade de cooperados: o número saltou de 4,5 milhões para 7 milhões. “Em apenas dois anos crescemos a mesma quantidade de cooperados que demorados cerca de oito anos para alcançar anteriormente”, comenta Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob.
Resultados que comprovam propósitos
“Ser referência no cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades, é o nosso principal objetivo. E o crescimento da base de cooperados reforça o papel do Sicoob como propulsor de um movimento importante que tem como premissa facilitar o acesso de todo brasileiro a uma instituição financeira. Por isso, ver que a nossa mensagem está chegando a mais pessoas e a confiança que elas têm nas suas cooperativas é muito gratificante. Isso significa que estamos no caminho certo”, diz Reposse.
Conhecido por ser referência quando o assunto é cooperativismo financeiro, além de ser pioneiro em diversas discussões e lançamentos no mercado, o Sicoob esteve envolvido, desde o início, nas conversas sobre a viabilidade do Pix e é um dos principais players a reforçar o andamento do Open Finance.