Em uma frequente valorização das cooperativas e suas iniciativas, a Organização das Cooperativas do Brasil no Espírito Santo (OCB/ES) premiou, no último dia 29, os jornalistas vencedores do 17º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba. Na ocasião, dos 14 trabalhos premiados, oito citaram o Sicoob.
Na categoria Fotojornalismo, o fotógrafo da Rede Gazeta Fernando Madeira conquistou o 1º lugar com registros que mostram a transformação promovida pelo projeto “De Olho no Futuro”, apoiado pelo Edital de Projetos do Sicoob. A iniciativa também foi destaque da matéria “Série: Sustentabilidade – Um olhar para o futuro”, do jornalista da TV Tribuna Luciano Rossetti, que ficou com o 2º lugar no Telejornalismo.
No Radiojornalismo, a jornalista Patrícia Valim, da Rádio CBN, levou o 1º lugar ao abordar o programa Prevenir, voltado para a conscientização e prevenção dos cânceres de mama, próstata e pele. Já no Jornal Impresso, a repórter do jornal A tribuna Verônica Aguiar ficou com o 2º lugar ao tratar do SOS Abelhas, um programa que une preservação ambiental e incentivo à apicultura.
Na categoria Webjornalismo, a jornalista do portal Século Diário Elaine Dal Gobbo recebeu o 1º lugar ao tratar de sustentabilidade e empoderamento feminino, mencionando o Sicoob em seu texto; e, no segundo lugar, o jornalista Felipe Khoury, que fez uma matéria sobre a acessibilidade que o projeto Bike Vitória proporcionou a moradores de áreas marginais da cidade.
A aluna de jornalismo Nayra Loureiro foi um dos grandes destaques da noite, conquistando o 1º lugar na categoria Estudante e na categoria Voto Popular com uma abordagem sobre as Cooperativas Mirins, iniciativa do Sicoob que promove aprendizado e empreendedorismo entre jovens.
A cerimônia, realizada no Ilha Buffet Álvares Cabral, reuniu finalistas, representantes das cooperativas capixabas e lideranças do setor.