Esta é a 16ª edição da premiação, que teve 35 finalistas. Além do troféu, os premiados ganharam, ao todo, mais de R$ 100 mil.
A noite da última sexta-feira revelou os ganhadores da 16ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC), premiação realizada pela Sistema OCB/ES. Dos 16 trabalhos ganhadores, seis citaram projetos e iniciativas do Sicoob ES, em três categorias diferentes.
Na categoria “Jornalismo Impresso”, as duas primeiras matérias premiadas citaram o Sicoob. No posto mais alto do pódio, estava o trabalho Bailarinas voadoras usam o cooperativismo para produzir alimentos, publicada na Revista Negócio Rural pelo jornalista Julio Cezar Huber. O segundo lugar ficou com o jornalista Leandro Fidelis, da Revista Conexão Safra, sobre o tema piscicultura cooperativa.
O primeiro lugar da categoria “Radiojornalismo” também citou o Sicoob e quem levou foi a jornalista Gabriela Jucá Seabra Cavalcante da Silva, da Rádio BandNews FM Espírito Santo, com o trabalho “Abelhas ‘invadem’ escolas capixabas e espalham aprendizado para o equilíbrio ambiental”.
Na categoria “Voto Popular”, o público elegeu com uma diferença de apenas 70 votos para o segundo lugar a matéria “O futuro é agora”, que o jornalista Denys Lobo Carvalho escreveu para a Revista Procampo.
E, na categoria “Estudante”, duas alunas do Centro Universitário FAESA ganharam destaque na premiação com textos que citam o Sicoob: no primeiro lugar, esteve Laura Gomes, que escreveu sobre “Elas no controle: mulheres ocupam os espaços e assumem cargos de liderança em cooperativas no Espírito Santo”. Em segundo lugar, a estudante Nayra Loureiro Vieira, autora da matéria “A importância do cooperativismo e os seus impactos na sociedade”.
“Ficamos muito felizes em poder contribuir para a disseminação da cultura do cooperativismo no Estado. Essa é a nossa essência, está no nosso DNA e quanto pudermos vamos unir forças para que as pessoas conheçam cada vez mais sobre o tema. Gostaríamos de parabenizar os premiados e dizer que estaremos sempre à disposição pra contribuir nas futuras pautas que falem das nossas ações ou de cooperativismo”, conta Carolina Bento, gerente de Inteligência Competitiva, Comunicação e Marketing do Sicoob ES.
Nesta edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) 35 trabalhos concorreram como finalistas nas oito categorias. Eles foram avaliados por 14 jurados, com cada categoria atribuída a uma dupla. Este ano foram distribuídos R$ 106,4 mil em prêmios e os vencedores também levaram para casa um troféu assinado pelo artista plástico Zota Coelho.
O 16° PJC contou com a correalização da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o patrocínio da Cesan, Cooabriel, Coocafé, Nater Coop, Serrana, Sicoob ES, Sicredi e Unimed.
Conheça os trabalhos que citaram o Sicoob ES no Prêmio:
Categoria Estudante
1° lugar
Candidata: Laura Gomes
Trabalho: Elas no controle: mulheres ocupam os espaços e assumem cargos de liderança em cooperativas no Espírito Santo
Veículo: Faesa Digital
Confira aqui!
2° lugar
Candidata: Nayra Loureiro Vieira
Trabalho: A importância do cooperativismo e os seus impactos na sociedade
Veículo: Faesa Digital
Confira aqui!
Categoria Jornalismo Impresso
1° lugar
Candidato: Julio Cezar Huber
Trabalho: Bailarinas voadoras usam o cooperativismo para produzir alimentos
Veículo: Revista Negócio Rural
Confira aqui!
2° lugar
Candidato: Leandro Faria de Castro Fidelis
Trabalho: Piscicultura cooperativa
Veículo: Revista Conexão Safra
Confira aqui!
Categoria Radiojornalismo
1° lugar
Candidata: Gabriela Jucá Seabra Cavalcante da Silva
Trabalho: Abelhas “invadem” escolas capixabas e espalham aprendizado para o equilíbrio ambiental
Veículo: Rádio BandNews FM Espírito Santo
Confira aqui!
Categoria Voto Popular
2° lugar
Candidato: Denys Lobo Carvalho
Trabalho: O futuro é agora
Veículo: Revista Procampo
Confira aqui!