Segundo dados do SPC Brasil, 46% dos brasileiros, com idade entre 25 e 29 anos, estão endividados e inadimplentes. Além disso, 75% dos jovens, com idade entre 18 e 30 anos, não fazem controle de gastos. Diante desse cenário e em busca de mudar realidades como essas, voluntários do Sicoob ES atuaram em 75 municípios e, por meio de 287 ações, impactaram 12.196 crianças, jovens e adultos com palestras, treinamentos e outras iniciativas de responsabilidade social.
As ações fizeram parte da Global Money Week 2024, movimento que acontece em vários países em busca da conscientização sobre a importância de garantir que os jovens estejam financeiramente conscientes e estejam adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas.
“Ficamos muito orgulhosos do trabalho que nossos voluntários fizeram e do volume de ações realizadas, que foi três vezes maior do que o ano anterior. O Sicoob conta com diversos projetos que fomentam a educação financeira o ano todo e isso demonstra a responsabilidade que temos em atuar este assunto”, conta Sandra Kwak, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Sicoob.
Participaram das ações crianças, jovens e adultos de escolas públicas ou privadas ou e adultos de cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Durante uma semana, aconteceram palestras sobre Educação Financeira, contação de histórias da coleção Financinhas, rodas de conversa e dinâmicas.
“A educação financeira deveria ser uma matéria nas escolas, diante da importância, para que elas tenham orientações financeiras para crescer conscientes. Ao palestrar, era visível nos olhos das crianças o quanto elas se interessaram pelo assunto, da mesma forma como elas se interagiram falando vários exemplos que elas passavam no dia a dia e mostrando formas como elas poderiam fazer para poder ajudar diretamente e indiretamente”, conta Jislane Aguilar da Rocha, voluntária que atua na agência do Sicoob de São Gabriel da Palha.
Conheça o depoimento de outras pessoas que participaram:
Gostaria de agradecer à equipe do Sicoob que esteve em nossa escola. Foi uma palestra maravilhosa, com um tema muito importante para nossos alunos aprenderem a economizar desde a infância. A presença de vocês foi muito produtiva. Agradecemos o companheirismo do Sicoob com a nossa escola.
Danielle Machado Silva, participante da cidade de Itapemirim/ES
Quanto vale mudar a história de uma criança? E Quanto vale remodelar a vida de um jovem ou adulto? Para nós, do Sicoob, vale muito. Participar de mais uma edição da Global Money Week foi uma experiência incrível. Apresentamos histórias para várias turmas do 1º ao 3º ano da escola Narciso Araújo, ação que buscou falar de educação financeira para essas crianças de forma lúdica para que elas entendessem a importância desse assunto. A educação financeira é um dos maiores investimentos que uma criança pode ter, para que ela entenda a importância de economizar. Através dessas histórias, elas aprenderam a ser mais responsáveis com as finanças e se prepararem para serem adultos que consomem de maneira mais consciente.
Cristiano De Souza Cabral, voluntário transformador da agência de Itapemirim/ES
Gostei muito da palestra que participei e quero sempre poder aprender a administrar meu dinheiro, porque consegui aprender que eu nunca sei pra onde ele vai justamente porque eu tenho gastado mais do que eu posso.
Raimunda Oliveira Santos, participante da cidade de Cariacica/ES
Participar das ações da Global Money Week foi uma experiência transformadora poque eu pude sentir que através da nossa atuação, o Sicoob está contribuindo pra modificar realidades e promover educação financeira dos mais novos para os mais velhos.
Yasmin, voluntária transformadora da cidade de Vitória/ES
A semana GMW foi muito importante para mim pois atuei pela primeira vez como voluntário transformador, mas de maneira muito especial, uma vez que uma das escolas e série contempladas para a contação de história foi onde meu filho estuda. Confesso que foi emocionante. As ações da GMW são muito importantes na vida das crianças, pois elas adquirem conhecimentos financeiros, principalmente sobre o ato de poupar, como é abordado na história de Caio. As crianças ficam muito empolgadas e começam a contar que possuem cofrinhos, animais de estimação e que estão juntando dinheiro para fazer algo. Enfim, estou muito feliz de poder fazer parte desse movimento que transforma a vida das pessoas.
Alessandra Broetto de Araújo Nascimento, voluntária transformadora da agência de Fundão/ES
A educação financeira não é apenas sobre aprender e contar dinheiro ou entender sobre investimentos. É desenvolver mensalidade que ajude aos alunos a tomar decisões no decorrer de sua vida se tornando dentro da escola uma estratégia eficaz. Educação financeira não está apenas relacionada às contas matemáticas e ao dinheiro, é uma prática que pode concretizar um sonho.
Sandro Bastos, participante da cidade de São Gabriel da Palha/ES
Participar como voluntário da Global Money Week pelo Sicoob foi incrível! Pude contribuir diretamente para o desenvolvimento de ações sociais impactantes, promovendo o bem-estar de nossa comunidade. A troca de experiências e a sensação de fazer a diferença na vida das pessoas foi gratificante. Mal posso esperar para o próximo evento e continuar esse ciclo de solidariedade e cooperação.
Diogo das Graças de Carvalho, voluntário transformador da cidade de Volta Redonda/RJ
A palestra de educação financeira foi uma experiência que mexeu um pouco comigo. Não temos em sala este tipo de tema. Aprendi um pouco sobre dinheiro, mas também sobre a importância de cuidarmos uns dos outros. Pude acreditar que posso conquistar grandes coisas se eu me organizar e economizar. Saí de lá cheia de vontade para fazer a diferença e cuidar do meu futuro com responsabilidade”
Juliana Rodrigues Almeida, participante da cidade de Volta Redonda/RJ
Confira fotos das ações: